segunda-feira, 7 de julho de 2014

O RETORNO

“E formou o Eterno D-us o homem [Adam], pó da terra, e soprou em suas narinas o alento da vida; e foi o homem alma vivente” (Genesis 2.7).

Segundo o exegeta Rashi: quando D-us criou o homem Ele juntou pó dos quatro cantos da terra, de forma que onde quer que o homem morresse, a terra aceitaria que ele fosse enterrado. Ainda aprendemos no Midrash que, nenhum homem pode chamar o outro de estrangeiro, pois ambos pertencem a mesma terra*.
Desse modo, independente do credo, etnia ou nacionalidade, todos nós pertencemos a mesma terra; “todos viemos do pó e ao pó retornaremos” (Ec. 3.20). Entendido dessa forma não há motivos para orgulho em nada fora do ser, pois o que é fora, fora permanecerá, pois, assim como nada trouxemos a este mundo, também dele nada levaremos.
Yeshua** certa feita quando interrogado sobre o Reino de D-us disse: “O Reino de D-us não vem com aparência visível. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou Ei-lo ali! Porque o Reino de D-us está dentro de vocês” (Lucas 17.20,21)***. Este é o único lugar onde se é possível estabelecer um reino verdadeiro, onde podemos juntar verdadeiros tesouros, onde “a traça e a ferrugem não destrói e nem ladrões roubam”(Mt. 6.20).
  As pessoas lutam por poder glória e fama, mas o que adianta conquistar um reino se o reino interior está vazio? Algumas pessoas podem dar ordens aos seus lacaios, mas não conseguem dominar a si-mesmas. Desejam ser amadas e reconhecidas, entretanto, sentimentos nobres podem ser apenas conquistados e não impostos, do contrário, todo o “amor” que receberá será apenas um “teatro dos mais fracos” daqueles que também não conseguem dominar a si-mesmos e se enfiam na primeira coleira que encontram.
A liberdade se encontra mais perto do que imaginamos, é preciso olhar pra dentro de si-mesmo. É difícil fazer isso? Realmente existem pessoas que passam a vida inteira perseguindo os outros, mas nunca se encontraram consigo mesmas. Não estou aqui para oferecer uma religião, mas para fazer um alerta, pois o caminho que precisamos fazer é o “de volta”! Precisamos retornar para a origem de todas as coisas, para Aquele Sopro que fez de mim e de você mais do que uma massa de barro informe, e sim uma alma vivente.
*TORÁ – A Lei de Moisés, São Paulo: Editora e Livraria Sêfer, 2001.
**Conhecido pelo nome gentílico Jesus.

***Biblia Judaica Completa/ tradução do original para o inglês David H. Stern; tradução do inglês para o português Rogério Portella, Celso Eronides Fernandes, São Paulo: Editora Vida, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário